Quem sou eu

 

Sou uma Engenheira Química, atualmente estudante de MBA em Marketing Internacional na Alemanha (Reutlingen), que começa aqui a realizar um de seus sonhos paralelos: compartilhar na rede experiências e pensamentos. Não construi este espaço para ser aprovada e nem tampouco aplaudida, mas sim para ser uma “referência”, independente de ser considerada uma “certeza”.  Aqueles que me conhecem sabem o que digo e sabem que o que penso hoje não é eterno, que o que faço hoje não tenho a capacidade de repetir amanhã. Sou uma incansável e perturbada metamorfose.

Sou a favor da mutação, da transformação e do crescimento. Sou a favor da aceitação, da desmistificação e do profundo desapego do que não pode ser nosso.

De nosso apenas os pensamentos …. só!  São eles nossos tijolos onde permeiam valores e sentimentos capazes de enrijecê-los nos dando suporte ou fragilizá-los até seu completo rompimento.

Quando falo em mutação, descrevo em mim a necessidade do conhecer. Uma necessidade que hoje vem ser suprida através da possibilidade de viajar além do continente e adentrar a uma cultura avessa àquela onde formaram-se meus valores e percepções.

Uma possibilidade de conhecer meu próprio limite de comunicação e compreensão das diferenças culturais. E uma certeza de encontrar fora do meu país, a minha identidade, pois hoje, após quase dois anos fora de “casa”, é que sinto de verdade o quanto sou brasileira. Sai, pois olhando de fora tudo fica maior. Sai, pois aqui dentro eu não me cabia mais. Sai e, agora, só penso em voltar.

Para quem quiser trocar idéias e experiências ou pedir informações, eis o caminho através desse site em “comentários” ou através de email mairaengelmann@gmx.de.

E fica aqui o convite: viaje comigo! Mas com uma certeza: poder sempre voltar “pra casa”.

Você me encontra também em:

http://twitter.com/MairaEngelmann

http://www.facebook.com/maira.engelmann

http://www.projetolivrobrasil.wordpress.com

http://www.xing.com/profile/Maira_Engelmann

Skype: maira.engelmann

20 Respostas

  1. “Olha,faria questão de ligar a tv,ficar a espera do meu programa favorito:

    “RETRATOS E RELATOS”
    Meu horizonte é onde vou estar amanhã…

    Mais como as redes de tv ,ñ se tocam,nem fazem nada para q as pessoas ja´q ñ VIVEM,vejam como é a vida fora de casa.Fico aqui a sonhar e acompanhar nossas,suas e de “todos”.. as grandes descobertas do outro lado da rua.!!!rsrsr
    beijos..fiquem com Deus e voltem pois estou a espera da nossa nova viagem…
    ass:Tila/Mundo

  2. Nossa, adorei esse seu “quem sou eu”. Admito que me identifiquei com tal personalidade, dessa sede de conhecer novos lugares e ampliar seus horizontes.
    Estava a procura de fotos da Escócia, quando encontrei seu site e me interessei pela matéria.
    A propósito, adorei!! Acredito que aqui há muitas informações úteis sobre diversos lugares que anseio em visitar!
    Gostaria de parabenizar-lhe, e também, de agradecê-la por compartilhar tais viagens conosco 😀

  3. Peguei teu e-mail e vou tentar te achar.
    Bjks!

  4. nossa,adorei

  5. Ola achei teu blog, e lhe dou os parabéns, sou casado, moro nos EUA com minha esposa a 4 anos, somos evangelicos. essa e nossa 1 visita no teu blog.
    vamos passar mais vezes aqui, pois nos pretendemos em 1 ano ou 2, voltar para o Brasil, passar uma longas ferias, e depois nos mudarmos para a alemanha, minha esposa e cidadã alema, mas tudo isso vai depender de. Eu conseguir obter uma residencia ai…mas isso e outra historia, por enquanto vou me dilicia com suas historias e experiencias. agente se fala um abraço. fica com Deus

  6. Quem eh vc?? VC EH UMA ANJINHA QUE CAIU DO CEU!!! hehehe….Obrigada por existir viu?!?! E que voce ajude muitas pessoas como eu! hehehe Bjaooooo!

  7. Olá, ótima iniciativa… Parabéns!!

    Estou torcendo por você.

    Beijos,

  8. Oi Maira, tudo bem com vc? Pelo visto, hoje vc está um pouco deprê! Normal…todos tem seus dias de baixa astral.

    Acabei de ler seu último post “Pensamentos”. Não sei, se o que vai ler a seguir te deixará, um pouco, mais animada, porém sinto necessidade de te contar e antes de qualquer coisa preciso te agradecer!!

    Bem, vamos do início…rs.

    Navegando pela internet no inicio de maio, deste ano, por acaso encontrei seu blog. Estava fazendo uma busca sobre viagem, porque ia pra Paraty (RJ) e estava procurando aquelas coisas básicas: hospedagem; preços; passeios; etc…

    Foi quando li seu blog. Te juro; foi amor a 1ª vista. Fiquei encantada; apaixonada…absorvi cada palavra. Viajei com vc por vários lugares que desejo conhecer e acima de tudo me identifiquei com sua personalidade, acho que foi o mais importante.

    A sua alegria contagia, os seus desabafos me fizeram chorar; assim como meus olhos encheram-se de lágrimas qdo li que vc se encontrou novamente. Redescobriu seu Ser….

    …e é justamente isso que estou fazendo, tentando fazer…me achar. Fiquei perdida em algum caminho, sabe desses que a gente vai e nem percebe?!

    …mas qdo olha pra trás se pergunta: e agora o que eu quero, onde estou, o que tô fazendo??!

    Na verdade eu já sabia a resposta há muito tempo. Faltava-me coragem pra tomar atitude. O estranho é que nunca fui medrosa, ao contrário, sempre assustei a todos por ser “independente de mais”; “trabalhadora de mais”; “sonhadora de mais”; e “guerreira de mais”….eu sei, são muitos “mais” pra uma pessoa só.

    Sempre me cobrei muito. E poucos me permitiram, até mesmo eu não permitia, que eu errasse. Nunca pude ser boa em nada. Sempre busquei ser a melhor. Coisas de perfeccionista, entende?!…rs.

    Mas o tempo foi passando e passando…e do dia pra noite (após quase 1 mês estar acompanhando seu blog); me deu um estalo e falei bem alto com meus botões: CHEGA. VOU PARAR TUDO. VOU RECOMEÇAR AGORA. NUNCA FUI ACOMODADA, POR QUE ISSO AGORA? POR QUE ESTOU COM MEDO? MEDO DO QUE? DE ERRAR E TER QUE RECOMEÇAR? SEMPRE FIZ ISSO. O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM VC, VALÉRIA?

    Foi o que fiz. Não renovei os contratos com meus clientes (sou jornalista e atuo na área de assessoria de imprensa) e a partir desse mês comecei a me preparar pra ser aceita no mestrado. Sei que daria pra conciliar o trabalho e os estudos ao mesmo tempo…mas dessa vez, eu não quis. Trabalho desde que eu tinha 13 anos – ganhei muito conhecimento no quesito vida; porém perdi muito no quesito pré-adolescente. Tudo porque a “boba aqui” queria ir pras baladinhas; comprar roupas e tênis de marca, essas coisas de adolescentes…enfim, não me arrependo de nada, mas acho que tudo acabou sendo um pouco precoce demais.

    Me formei em 2002, no mesmo ano, junto com o Ricardo (meu noivo-marido/isso é outra história, estamos juntos a 13 anos e meio..haha), compramos um apartamento (é financiado, estamos pagando, mas é nosso..rsrs); já tinha meu carro, não era zero, mas comprei a vista meu Uninho…enfim. Mulher independente!!

    No fim, qdo conto é muito prazeroso e gostoso ver minhas próprias conquistas. Entretanto, agora, vc deve estar se perguntando; mas como vc se perdeu e, onde foi que se perdeu??!

    Me perdi trabalhando demais pra pagar tudo, mudando de emprego pra ganhar conhecimento (atuei em todas as áreas do jornalismo), correndo atrás de novos clientes quando abri meu próprio escritório e só depois de tudo isso, me dei conta que estava em 2009 e já tinha uma puta bagagem profissional; mas meu maior tesouro, ainda não tinha conquistado…foi aí que me senti frustrada.

    Desde que me formei, sempre quis continuar estudando porque meu objetivo era lecionar em universidade, porém preciso (e quero) fazer mestrado e doutorado….mas estava trabalhando tanto que não consegui. C@ irar 72 horas trabalhando direto sem parar….não me pergunte como..rs.

    ….acho que vc já me conheceu um pouco, né?! Agora, vou voltar pra qdo eu disse: CHEGA…rs.

    Assim, que o Ricardo e eu, retornamos de Paraty, falei que não iria trabalhar por um tempo e que ele iria ter que sustentar a casa sozinho e tudo mais que estaria por vir…

    ….ele nem pensou duas vezes. Já sabia onde eu ia chegar com aquela conversa e pra minha sorte; o Ricardo me apoiou (na verdade ele me apóia em tudo, desde que o que vou fazer me faça feliz).

    Como vc é brasileira deve saber que pra fazer mestrado aqui no Brasil (mesmo numa faculdade particular como no meu caso); vc precisa passar em 3 provas, ainda ter um professor orientador da universidade escolhida (aquele que gostou da sua tese) e ser aprovada pela “banca” dos professores doutores em comunicação – comunicação por causa da minha formação.

    Ou seja, vc tem que ter uma parte da tese escrita, ou, no mínimo pesquisada, sua bibliografia durante a entrevista deve ser riquíssima sobre o tema escolhido; porém por se tratar de uma universidade particular vc não pode assistir as aulas do prof. orientador, o que dificulta tudo.

    Detalhe, a inscrição e todas as etapas são no fim do ano e já estou me preparando agora….tudo isso, porque aqui o incentivo pros estudos não são dos melhores e nesse processo todo, também, preciso ganhar a bolsa de estudos de 100%, que será decidida pela “banca” e, ainda, será a mesma que me dará o incentivo do governo, ou não,…ufa! nossa, é muita coisa pra contar, né?! rsrs.

    Mas estou curtindo essas minhas férias merecidas, porém tem um lado meu que GRITA…

    ….desde os meus 13 anos eu não sei depender de ninguém. Não sei o que é pedir dinheiro pra alguém; muito menos – no bom sentido – pra homem. Não fui criada pra ser dona de casa. Admiro as que têm essa coragem; mas eu sou uma tristeza qdo o assunto é “serviço doméstico”.

    Falo sobre tudo: da política, ao futebol, do mundo da moda, da crise mundial, da gravidez da Ivete Sangalo; das aulas de Yoga; dos hormônios que estão me deixando maluca; até da novela das 8…enfim; mas não me pergunte como faz uma carne assada, ou me peça pra lavar roupa, porque nunca fiz isso na vida…

    Após 16 anos na labuta, é a 1ª vez que fico em casa…confesso que estava achando chato e depressivo. Até pensar em copiar vc..rsrs. Isso mesmo que fiz. Literalmente copiei sua idéia. Ah! espero que não fique chateada; mas plagiei seu layout também….

    Eu precisava desabafar; falar com alguém, mesmo que esse alguém não me respondesse nada, eu, também, precisa escrever…sinto necessidade disso…entende?!

    Mas vc foi minha fonte de inspiração…foi como um anjo! Cheia de idéias, sonhos, um texto gostoso de ler; frases inteligentes; ótima sacada nos textos…Mulher vc foi o gás q me faltava!!

    Não tem idéia de como transformou meu modo de vida, melhor, de ver a vida…agora, o blog tornou-se meu hobby favorito.

    …se tudo correr como sonho nos próximos 2 anos não há cogitações de pensar em viajar, então vou viajar pela minha Terra, que apesar dos pesares, eu amooo!! Vou mostrar e retratar São Paulo, sob minha ótica….

    Deixarei claras minhas indignações. Agora, além de estudar muuiiittooo; tenho o compromisso pessoal e intransferível de registrar a minha vida como um diário aberto, reservado a mim e àqueles que, por ventura, queiram me seguir. Minha vida não é ficção, mas confesso que tenho um olhar diferenciado em relação aos fatos que ocorrem ao meu redor. Um mix de jornalista e romancista. O resultado é uma blogueira sem muita direção. Quem conduz as pontas dos meus dedos no teclado é o meu coração. Ih! Até rimou..rsrs.

    Vc pode até pensar que é exagero, mas através de vc, de suas palavras já estou me adaptando aquilo que eu mesma me propus a fazer e ia desistir por falta de incentivo parecido…claro, que vc ta na Alemanha e são casos diferentes ao extremo; mas os sentimentos são parecidos e por isso já achei uma metade minha…aquela que tem sede de vida, de felicidade e que depender financeiramente do meu “noivo/marido” é temporário. Ademais ele não reclama e não deixa que me falte nada…eu que reclamo sabe lá Deus porque, sendo que a decisão foi só minha…nossa, mulher é complicada demais….

    …mas retomando o assunto Maira, obrigada, porque foi vc que fez com que eu despertasse dos meus devaneios…

    E confesso, escrever matérias jornalísticas é uma coisa; mas falar de mim…nossa é outra bem diferente. Não sou o arauto de sentimentos modernos. No blog, que ainda não está completo, falo de mim, por mim e para mim. Só espero, também, encontrar eco na vida de alguém, como aconteceu comigo lendo seu blog. Fruto do acaso? Sei lá, não costumo acreditar em coincidências e acho que sorte, de certa forma, é estar preparado para a oportunidade.

    Escrever dá coragem, mas torna-nos seres extremante frágeis, porque expomos a alma. Nos tempos atuais há mais pudor em mostrar a alma que o corpo, já tão em evidência. Na minha colcha de retalhos que comecei a tecer mostro mais que minha alma, exponho cicatrizes. Não tenho medo delas. Elas contam uma história: a minha. Procuro-me no outro, encontro-me apenas em mim mesma.

    Sou uma pessoa em análise. Busco o conhecimento tanto para dentro, quanto para fora de mim com a mesma fome e avidez. E temos sempre tanto a aprender!

    Tanta gente conhece muito do mundo externo (sua grandeza e sua beleza; suas curiosidades, pormenores e história) e não se dá conta de que é preciso também saber-se por dentro, conhecer aquilo que rege o mundo das emoções… Por isso, tem tanta gente triste, frustrada, vivendo infernos existenciais sem se dar conta de que o primeiro passo é o de fora para dentro. Eu penso, eu me reconheço. A realidade interior é senhora do destino também. Por isso, qdo vc encontrou seu SER eu chorei de emoção…estou a procura do meu.

    Tenho muitos defeitos. Não fujo deles (não gosto deles e sofro quando são apontados por mim, pelos outros, pela vida. Fato: é um dado de realidade). Todos nós temos defeitos e virtudes, somos fruto do meio. Recebemos sentimentos em excesso e temos em falta tantos outros necessários. Por isso o ser humano é complexo.

    Eu não me furto a tentar descobrir e entender os percalços da minha existência e assim trabalhar o que há de mais importante em mim: meu ser. Ao fazer isso eu trabalho o amor em mim, por mim e pelos que me cercam. Não tenho o altruísmo de querer construir um mundo inteirinho melhor, porque o mundo é muito grande para ser abraçado pelos meus curtos bracinhos. E as minhas tarefas, quando maximizadas, me assustam. O desafio é o de se impor metas saudáveis e não cobranças enlouquecidas. Eu vivo o hoje e sonho o amanhã. O agora é o que tenho em mãos para trabalhar. Amanhã? Talvez…

    Não posso fazer do mundo todo um lugar melhor, posso fazer de mim mesma uma experiência válida, um ser produtivo e encorajador, posso aprender com meus erros e consertar os meus excessos. Só posso começar em mim.

    Nessa busca, aprendi com VOCÊ, isso mesmo Dona Maira, que dor e prazer fazem parte da mesma moeda. Só estão em faces diferentes. Ganhar e perder. Dar e receber. Existe uma balança dentro de nós. E ela deve estar bem azeitada para não nos pregar peças e pender de forma diferente para um dos lados. Quando isso acontece é arriscado, sinal de que lá na frente seremos cobrados por esse cálculo inválido.

    Sentimentos não são matemática, mas eu acredito muito mais na ciência do amor que na lógica das circunstâncias. Desenvolvo a filosofa de uma vida que faz sentido a mim e que visa a minha evolução e a felicidade daqueles que me rodeiam. Mas nunca me esqueço que sou responsável COM aqueles que cativo e não POR eles. Cada um deve dar conta de si e eu devo dar conta dos sentimentos que dou e doou a quem comigo comunga dias, horas, instantes. Instantes, inclusive, podem ser eternos, inequívocos e inesquecíveis.

    Não sou feita de instantes, no entanto. Sou feita de histórias. E construo a minha com o cuidado de uma engenheira. Pra ser mais exata, aprendi com uma engenheira que só conheço virtualmente, mas é tão rica em transmitir idéias e emoções.

    Sou fiel ao que sinto, mas nem sempre o que sinto é fiel a mim. Ninguém nunca vai poder corresponder aos nossos anseios. Nem nós mesmos. Não podemos projetar expectativas no outro, mas é o que a lógica do pensamento abstrato nos incita a fazer. Porque as coisas precisam de uma espécie de lógica para existir. Só que o amor não obedece à lógica das relações. Ele se transforma e engrandece; ele cresce nos espaços emocionais que permitimos que sejam abertos. E enobrece. A lógica vem restringir aquilo que não tem limite, porque ao delimitar criamos fronteiras e colocamos barreiras visíveis ao que não é compreendido plenamente quando é ilimitado e intangível.

    O amor é insensível à palma da mão, mas completamente tangível ao coração. Só requer ousadia, coragem e uma dose de risco. Esse risco já faz parte de vc, Maira. E é o que te faz ser grande e inspiradora. Mesmo entrando em conflito consigo mesma; vc é a essência do amor, em palavras retratadas em seu blog.

    Termino com o coração tranqüilo e a consciência em paz por ter te escrito. Demorei pra criar coragem; mas percebi que não doeu nada; ao contrário foi gratificante. Quero continuar fazendo parte do seu mundo virtual tomando um gole da vida e brindando à uma melhor existência possível. Espero que vc permita (mesmo sabendo que plagiei seu layout) eu gostaria de continuar embarcando em suas viagens constantes; transparentes, abertas, e lindas…totalmente poéticas!! Escreva sempre, vc tem um dom maravilhoso!!

    Beijos de sua nova fã,
    Valéria

  9. Ola :), amei o teu Blog tem informações importantes, eu adoro viajar um dia quem sabe nos vemos por ai
    um beijo desde Angola
    xxx

  10. Lí todo o relato da Valéria e faço das suas palavras as minhas. Tbm me senti emocionada com os olhos lacrimejantes em sentir o mesmo qdo deparei-me sem querer com o blog da Maira. A performance do texto de vcs duas é contagiante por seu humor sadio. Tenho tbm uma história onde recomeço minha vida aos 59 anos fazendo duas faculdades em meio o turbilhão de um divórcio inesperado e uma ex nora que te condena por ñ estar fazendo tricô e cuidando dos netos e um que já é ex, que te diz na cara “ficarás com o Diploma na mão, quem dará emprego pra uma sucata “? Fato é que dei um chute na bunda dele e estou mt bem trb num centro Histórico me preparando para um concurso público, com propostas na Área Ambiental onde o ano que vem me formo e em Letras em 20011. Mas fui tripulante da Marinha Mercante Brasileira por muitos anos e agora reinicio outra fase de minha vida com muita disposição e metas uma delas é conhecer Roma, esta ñ conheci pessoalmente só pelo Blog da Maira. Um bjão p/ todos os que tiver a felicidade de entrar neste Blog A propósito troco idéias.

  11. Jerusa AMEI teu comentário e AMEI a sua história, pois mostra q enquanto respiramos, temos nossa vida em nossas maos e podemos fazer e mudar tudo que quisermos! Te mandei um email, tá!? Bjks! Má

  12. Maira,td bem? ñ recebi seu email. Vc mandou-me p/ meu gmail? Um abç sua amiga virtual.

  13. Olá Maira!
    Adorei o teu blog. Na verdade achei ele por acaso, pois estou cursando francês e preciso fazer um trabalho sobre qualquer país que tenha a francofonia.
    Escolhi a Suiça. Achei o máximo, pela descrição da tua viagem.
    Beijos
    Fabi-RS

  14. Maira passei aki só p/ te dizer q passei no concurso q referi acima, me torno servidora pública aos 60 anos com mt disposição. valeu apena tentar. Tudo bem com vc e seu amado? Vi esta semana um documentário arquiológico com o Pastor José Rodrigo da Silva sobre as catatumbas de Roma, é uma coisa incrivel como tudo aconteceu. Mt boa a matéria. Um abç sua amiga virtual. RS Brasil.

  15. Olá Maira, boa noite!

    Estou programando um roteiro de lua de mel pela Europa.
    Sempre tive o sonho de explorar esse velho mundo e quero fazer a melhor viagem e a mais inesquecível da minha vida.
    Eu separei alguns países e cidades p/ visitar, e gostaria muito da sua opnião.
    O roteiro que eu imaginei é o seguinte:
    Edimburgo
    Londres
    Paris
    Zurique
    Praga
    Viena
    Veneza
    Maranello (queremos conhecer a fábrica da Ferrari)
    Roma

    À princípio, pensei em iniciar a viagem em Londres e Edimburgo.
    Depois, seguir até Paris de trem e lá alugar um carro para fazer o restante do roteiro.
    Fui até a CVC para pesquisar os valores, e ficou muito caro…os hotéis principalmente.
    Como não conheço nada e nem ninguém por lá, fico com medo de fazer alguma reserva em lugares sem procedência, e acabar por perder o dinheiro.
    Tenho 20 dias para realizar essa viagem. Não estou preocupada em descansar muito. O meu intuito é conhecer o máximo de lugares que eu puder….principalmente quando estivermos na estrada…com certeza passaremos por lugares lindos.
    O que você me sugere para que essa viagem não fique tão cara e seja uma excelente escolha?
    Se nesse roteiro houver algum lugar interessante para conhecer, gostaria que me indicasse também.

    Abraços

    Aletéia

  16. Oi Maira!!!

    Li a sua entrevista no blog da mineirinha, e gostaria de te dizer que foi MARAVILHOSA!!!
    Estou morando há 2 meses em Mannheim e está sendo um desafio muito grande.
    Moravamos em Porto Aegre-RS e o meu marido recebeu uma proposta de trabalho aqui, então resolvemos encarar essa mudança de vida.
    Quando você escreveu sobre a dificuldade que teve com a lingua quando chegou aqui, me identifiquei na hora…estou no mesmo estágio de surto!!! Que coisa horrivel não conseguir falar e nem entender nada, me sinto péssima. Mas fiquei tranquila em ler que você conseguiu em 4 meses!!!
    Estou anotando todas as dicas do teu blog!!!

    Um beijo

    Sabrina

  17. ola. adorei seu blog e gostei da informacao que la existe adoro viagens, quem sabe se um dia nos encontramos aí.
    bj

  18. oi meu nome e mari estava de bobeira na net e vi o teu site achei muito enteressante gostaria que me dece um conselho eu sou brasileira vc tambem e ,e sabe como a vida la e dificil vim para alemaha com um sonho de me casar e agora que estou aqui na casa de um alemao estou muito triste pois nao era aquilo que pesava ,choro todos os dias e penso muioto em minha mal sorte de nao ter encontrado apessoa certa para a minha vida ,estar aqui e para min uma conquista mais agora ele me trata mal e me faz muito triste gostaria de me encontrar e ser feliz com uma pessoa aqui ja que estou aqui quero tentar ficar por favor pelo amor de deus me ajude oque faco com essa sitiacao ja estou muito magoada tenho treis meses para ficar oque vc me aconselha,obrigado pela atencao e que deus te abencoe sempre beijos mari stuttgart.

  19. desculpe pelos erros de ortografia

  20. Oi Mari, puxa ler seu depoimento me dá um aperto no coracao, pois sei que você é apenas uma das tantas mulheres que passam por isso. Eu tenho uma sugestao neutra que é a Instituicao IMBRADIVA http://www.imbradiva.org/portugues/atuacao/index.html. Eles sao especialistas no assunto e podem te ajudar. Se quiser bater papo ou pedir conselhos para mim, me mande um email que ajudo no que puder, tá!? O email eh mairaengelmann@gmx.de . Espero que encontre a melhor solucao e que encontre sim alguém bacana que te trate com respeito, pois isso é o mínimo que se espera de um relacionamento de verdade. Fique com Deus! Bjks!

Deixe um comentário